quarta-feira, 20 de maio de 2009

Palmas, a cidade que escolhi




Palmas comemorou seus 20 anos essa semana e o que me vem à cabeça são as pessoas que construíram e constroem a ‘cara’ dessa capital todos os dias, faça chuva ou faça sol, mais sol do que chuva.
Meu primeiro contato com a capital foi aos 14 anos de idade, em 1998, quando acompanhei meus pais em uma viagem de negócios à capital. Saímos de Araguaína, 380 km de distância de Palmas, e quando chegamos aqui uma surpresa para mim: quanta poeira e calor! E, diz o ditado que quem bebe da água de Palmas jamais se esquece e sempre quer voltar. Como a maior parte da população que vive hoje em Palmas, vim em busca de um sonho, cursei a faculdade, hoje, faço minha pós-graduação, trabalho na minha área e quem sabe ingresso no Mestrado. E tudo aqui, em Palmas.
Palmas possui uma cultura singular, pois os pedaçinhos de cada canto desse país uniram-se e tornaram-se o que somos hoje. Quem não adora ir à feira da 304 Sul e a do Bosque comer uma paçoca, um pastel, sem esquecer, é claro, de levar para casa uma torta doce? Quem nunca comeu um chambari depois de uma festa ‘daquelas’ para recuperar a energia? Quem não se encanta em toda noite que a lua cheia rompe a serra para mostrar sua beleza e iluminar as ruas da nossa capital? E o pôr-do-sol na praia da Graciosa? Simplesmente um quadro perfeito que fica na memória de cada um que presencia esse momento.
Quem mora em Palmas escolheu morar aqui, e por isso faz com que essa cidade tenha um ar diferente de outras tantas capitais do país. Palmas é tranqüila, tem ‘ar puro’ e você encontra de tudo um pouco. Como por exemplo, de vez em quando, um engarrafamento básico por causa de alguma rotatória lotada em horário de pico, encontra pessoas fazendo exercícios físicos na Praça dos Girassóis e encontra também, ruas limpas (se bem que agora, os buracos começam a estragar o visual), iluminadas e largas, as relaxantes cachoeiras em Taquaruçu, o sossegado Parque Cesamar, as agitadas praias do Prata e das Arnos, e o melhor em tudo isso, é que você encontra gente de todo lugar que ama viver em aqui.
Palmas têm uma energia positiva onde as pessoas acreditam que sempre podem conseguir mais. Não sei se é o sol ou se é a chuva, se é a serra ou o lago, enfim, tudo se mistura e nos revela essa aura estimulante. Acredito que todos que vieram ‘tentar a vida’ em Palmas, sentem-se bem aqui, pois presenciaram o crescimento de uma capital em meio ao cerrado, em meio ao sonho, não só dos seus idealizadores como de toda a população que escolheu ser palmense.
Depois de 7 anos morando em Palmas fico muito feliz em saber que faço parte dessa história também, e contribuo todos os dias para que nossa capital tenha sua identidade. Não vim de outro Estado do país, não sou pioneira da cidade, não nasci depois de 1988, mas tenho a certeza de que sou Tocantinense e Palmense de coração, porque o que mostra quem somos e o que fazemos é o lugar onde vivemos.
Palmas, parabéns por seus 20 anos!

10 comentários:

  1. Que gracinha, gente! A menina tá escrevendo mesmo! Fiquei feliz por ver vc escrevendo assim... bora trazer mais texto aqui, viu?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Poliana, me chamo Evandro. Estive em palmas há um mês com minha família e nos encantamos com a cidade. Temos a intenção de mudar antes do fim do ano, mas depois de ler seus comentários estamos fazendo tudo pra antecipar a viagem. Trabalho na área do comunicação visual e espero que nos conheçamos por aí.

    ResponderExcluir
  3. O custo de vida é alto em Palmas?
    Para se viver legal, deve-se ganhar quanto?
    Quanto custa o m² de uma casa?
    comida é cara?

    ResponderExcluir
  4. Então. A cidade tem um custo de vida caro. Em tudo, aliás.
    Agora a parte do 'viver legal' não tenho como te informar, pois é muito subjetivo, as vezes o que é essencial para mim é superflúo para você.. rsrsrs.. entende?
    Mas convido-o (a) para visitar nossa jovem Capital e quem sabe você não se apaixone por ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tive em Palmas no ano de 2002, o custo de vida lá é muito caro, mas pude perceber que lá é uma cidade que tem muitas ofertas de empregos, vc só fica sem trabalhar se quiser, fiquei encantada com a cidade é muito linda, meu sonho é um dia poder voltar lá novamente passar umas férias quem sabe.

      Excluir
  5. OLÁ SOU JOSELIA MORO AQUI NO TOCANTINS VI SEU TEXTO SOBRE ESSA APAIXONANTE PALMAS.NOSSA ESSA CAPITAL É MESMO MEU SONHO,SOU APAIXONADA POR PALMAS, PENA QUE EU A CONHEÇO TÃO POUCO.TENHO VONTADE EM UM DIA PODER MORAR AÍ.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Poliana!!! Sou de Montes Claros MG, e estou querendo morar ai em Palmas porem gostaria de saber a respeito de serviços...é muito dificil arrumar vagas de emprego ai? trabalho com manuenção de informatica, tbm gostaria de saber como é essa area d serviço por ai? Otimo texo viu parabens!!!

    ResponderExcluir
  7. OI bom dia á todos, estou pretendendo ir morar em Palmas TO.
    Gostaria de saber como anda o mercado de trabalho, atrativo ou retraido.
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde gostaria de saber de informações sobre Palmas, estamos de partida. Locais para locar para morar, muitos me falaram para morar em paraiso do Tocantins? Não sei se compensa.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde gostaria de saber de informações sobre Palmas, estamos de partida. Locais para locar para morar, muitos me falaram para morar em paraiso do Tocantins? Não sei se compensa.

    ResponderExcluir