terça-feira, 17 de agosto de 2010

Interdisciplinariedade


Nessas duas semanas, 9 a 20 de agosto, tivemos uma disciplina em módulo intitulada de "Métodos Interdisciplinares" e que foi bem interessante. Uma briga danada! Ciências naturais X Ciências Sociais...
Ahh nem, até certo ponto foi interessante e estimulante a discussão, mas chegamos em um momento que tudo não passou de vã filosofia.
Odeio discursos que se dizem super contextualizados e que na verdade, não passam de utopia.
Por mais que eu seja da área das Ciências Sociais não consigo divagar muito. Para mim é perda de tempo.
Sou prática e objetiva! É 8 ou 80!
Enfim. Os conceitos apresentados pelos professores Dr. Ronaldo Campos e Dr. Martina Schäfer foram importantes para 'abrir a mente'. Quer dizer, mais ou menos.
Mas deu para ter uma idéia do que é essa multi-multi-inter-transdisciplinariedade!
Alguns conceitos:

“A Interdisciplinaridade é o lugar onde se pensa hoje a condição fragmentada
das ciências e onde, simultanamente, se exprime a nossa nostalgia de um
saber unificado. Interdisciplinaridade é integração dos saberes.

A idéia é compartilhar com vocês sobre todos os níveis de interdisciplinares, porém existem umas diferenças que ficaram bem mais claras depois da primeira semana de aula. São eles:

Multidisciplinaridade:
Se caracteriza por um ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno
de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada,
na medida em que não se explora a relação entro os conhecimentos
disciplinares e não há nehnhum tipo de cooperação entre as disciplinas
(Japiassú 1976).

Pluridisciplinaridade:
Diferentemente do nível anterior, se observa a presença de algum tipo de
interação entro os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se
situem num mesmo nível hierárquico, não havendo ainda nunhum tipo de
coordenação preveniente de um nível hierarquicamente superior (Japiassú
1976).

Interdisciplinaridade:
A Interdisciplinaridade representa o terceiro nível de interação entre as
disciplinas. É caracterizada pela presença de uma axiomática comum a um
grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente
superior de onde procede a coordenação das ações disciplinares.Há
cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas nesse caso
se trata de uma ação coordenada (Carlos 2009: 2).

Transdisciplinaridade:
A transdisciplinaridade representa um nivel de integração disciplinar além da
interdisciplinaridade. É um tipo de interação onde ocorre um espécie de
integração de vários sistemas interdisciplnares num context mais amplo e
geral, gerando um interpretação mais holística dos fatos e fenômenos.

Para visualmente, entender melhor:


Alguns livros sobre os métodos interdisciplinares. Só tem um porém, todos em língua germânica. :P

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário