quinta-feira, 12 de novembro de 2015

E o Natal chegou em Palmas.. de péssimo mal gosto (ao meu ver)!



Natal está chegando, decoração nas ruas, aquele clima de expectativa, ainda mais para um ser humano apaixonado por esses ritos sociais! Eu não sou de levantar bandeira, mas algo me incomoda.
Certo. Vamos fazer um exercício?
Imagine a Mamãe Noel...
Imaginou? O quê vem à sua mente?
Uma senhora idosa e sorridente. Eu sempre lembro da minha avó. Agora vamos falar da decoração de Natal na cidade que amo de paixão: Palmas-TO. 
Sinceramente, não vejo essa senhora. O quê vejo me incomoda por dois motivos, por ser mulher e por ser mãe.
Começamos por ser mulher: uma Mamãe Noel travestida de Panicat não dá (com vestido tomara que caia curtíssimo)! E é isso que a Prefeitura de Palmas está propondo para nos lembrar que o Natal está chegando. Alguém já percebeu? Na rotatória da JK (em frente ao Santader) e na LO-01 (em frente a Galeria Wilson Vaz) tem loiras e morenas malhadas, siliconadas de todos os sabores (vulgo cores de cabelo). Isso é ser a Mamãe Noel? Não! Isso não é. É tudo, menos Mamãe Noel. E aponte para mim as mamães da vida real que possuem corpo de Panicat.. Por favor. Mas, mães de verdade, não essas que relegam os cuidados dos seus filhos à outras pessoas.
Agora, enquanto mãe. E isso é o mais grave na minha opinião. A sexualização está descarada nesse esteriótipo de Mamãe Noel. Eu já imagino os adolescentes "meninos" tirando foto com a tal mamãe Noel fazendo a típica pose de "pegando por trás".. Sério! Querem acabar com a magia do Natal. E meu filho de apenas 3 anos que imagem ele irá criar em sua mente? Porque meus queridos, uma coisa que nem eu, nem minha mãe e muito menos minha avó somos é panicat. Isso tenho certeza! E as meninas, coitadas... Mais uma para o padrão de beleza imposto pela sociedade: "Filha, até para ser Mamãe Noel agora não pode ser velha e tem que ter peitão, bundão e barriga negativa. OK?!" O signo Mamãe Noel representa afeto, acolhimento, aquele abraço quentinho que só quem tem mãe sabe como é bom receber. Espero que mudem, por favor. Ainda há tempo!
Para gente! "Tá" feio".. se a intenção é lembrar-nos que o Natal está chegando que mantenham a essência, a pureza e a inocência que essa data representa para inúmeras crianças e adultos!
E, para minha surpresa: vestiram a mulher! No mesmo dia!
A repercussão nas redes sociais foi imensa.. e não só o meu post como de outras pessoas também fizeram o "rebuliço", como dizemos por aqui no Norte..
Enfim! Deu certo e estou satisfeita, mas o remendo não ficou bom. Isso não ficou.

p.s: Não, não é recalque (até porque ter recalque de uma boneca de plástico, pelo amor de Deus né?!). É preocupação com o rumo que as coisas estão tomando nesse mundo.