terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PB4 - Atualizando informações!



Pessoal.

Por incrível que pareça (e isso eu considero incrível mesmo), o blog vem ajudando o pessoal que quer fazer intercâmbio, principalmente nesse passo a passo.´Tem gente que é super educada e outros que são um pé no saco e mal educados (olha ocomentário). 
Mas, focaremos nas pessoas educadas e de bem com a vida.
É por isso que posto hoje uma atualização das normas do PB4 (um dos mais procurados no blog) que é um acordo entre Brasil e Portugal que garante que todo beneficiário do INSS tenha direito ao atendimento em hospitais públicos nos países do acordo, pagando o mesmo valor que o cidadão do país paga. Hoje além do Brasil e Portugal, fazem parte do acordo: Espanha, Grécia, Itália, Cabo Verde e Chile!
Como eu fiz intercâmbio ainda em 2010 (passa tão rápido.. =() muita coisa muda e creio que para melhor, para facilitar a vida de quem quer usufruir desse benefício.
Deixei link para os sites pessoal.
As informações atualizadas estão no site do Ministério da Saúde
Eu particularmente não precisei usar, mas uma amiga preciso e muito! A apêndice dela estourou e foi correndo para o hospital lá em Braga (Portugal).
Uma peculiaridade, se você precisa do hospital público, pode ser que tenha que pagar. Em grande parte dos países a saúde pública não é gratuita, mas é barata. Ainda bem!
O blog EuroDicas fala um pouco como funciona a Saúde Pública em Portugal, lugar que fiz meu intercâmbio e morei 5 meses (maravilhosos e frios).

O atestado de direito à assistência médica (PB-4) é GRATUITO.

Enfim, é bom fazer! 
Nunca se sabe o dia em que o corpo resolve dar defeito.

Inté!
=D


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Meu nome é Amanda e estava procurando pessoas que fizeram intercâmbio em Braga, sendo que por sorte encontrei este blog! Acho que vai me ajudar muito, pois vou para lá em agosto/2016 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Amanda. Braga é encantadora. Eu queria ter andado mais pela cidade, mas minhas disciplinas era bem pesadas e eu tinha que fazer a pesquisa do meu Mestrado. Viva na biblioteca da UMinho. Fui em 2010/2011, faz um tempo, mas creio que algumas coisas não mudaram tanto assim! Sucesso e depois quero saber como foi por lá! =D

      Excluir
  3. Olá... encontrei seu blog e adorei suas dicas....
    Eu tenho um falando de Portugal, se quiser olha lá https://moraremportugal.com :D

    ResponderExcluir